Higiene na cozinha – Elimine as bactérias

Higiene na cozinha - Elimine as bactérias

Bactérias e vírus são nossos companheiros constantes. A boa notícia é que, com algumas práticas simples e higiênicas, podemos cuidar da nossa saúde e da qualidade e vida útil da nossa comida. Aprenda dicas importantes sobre higiene na cozinha, veja como preparar e preservar alimentos saudáveis e deliciosos!


Patógenos, como bactérias, fungos ou vírus podem ser encontrados em nossos alimentos, em geladeiras e em superfícies de trabalho de cozinha. Isso pode resultar em intoxicação alimentar ou infecções transmitidas por alimentos. A intoxicação alimentar ocorre quando os germes nos alimentos produzem toxinas, que são então absorvidas no corpo quando os alimentos afetados são ingeridos. Em infecções transmitidas por alimentos, por outro lado, são os germes em si que são ingeridos e causam danos.

Interrupção da reprodução com a geladeira

Nossa geladeira é uma ajuda inteligente para nos protegermos contra intoxicação alimentar e infecções. Os alimentos não só permanecem mais frescos por mais tempo, mas também estão protegidos de co-habitantes indesejados na forma de germes infecciosos. A razão para isso é que bactérias e fungos precisam de condições de vida favoráveis para se multiplicarem. Sob condições desfavoráveis, como baixas temperaturas, eles lutam para se multiplicar. O frio não mata os pequenos inimigos, mas inibe seu crescimento. Como a dose infecciosa é decisiva no desenvolvimento de uma infecção, isso é muito importante.

Para matar ou neutralizar os germes de forma eficaz, precisamos de calor. Eles não resistem a temperaturas de 70-80 °C. Assim, o resfriamento retarda o crescimento dos mesmos e a sua produção de toxinas, o calor torna os inofensivos. No entanto, mesmo com baixas temperaturas de geladeira, algumas bactérias continuam se multiplicando. A única maneira de diminuir esses germes resistentes é com frio extremo, por exemplo, o freezer.

Bactérias e fungos são os principais responsáveis pela deterioração dos alimentos. Isso também explica a longa vida útil dos alimentos congelados. Outros fatores, assim como o frio, também inibem a reprodução de bactérias. Um valor de pH ácido ou um baixo teor de água também inibe normalmente o crescimento e a reprodução de germes. É por isso que alguns alimentos são mais perecíveis do que outros.

Higiene da geladeira

O local onde os alimentos são armazenados durante muito tempo merece cuidados especiais! Além disso, os alimentos precisam ser armazenados em recipientes vedados ao ar. Isso também ajuda a higiene da geladeira. Para evitar elevar a temperatura na geladeira, somente os alimentos que esfriaram devem ser colocados na geladeira.

Os alimentos pré-cozinhados devem ser esfriados rapidamente, pois se sabe que as temperaturas frias inibem a reprodução de germes.  O próximo truque pode ajudar neste aspecto. Colocar os restos numa tigela de água fria e cubos de gelo durante alguns minutos. Depois, a refeição está pronta para a geladeira ou congelador.

Mãos, superfícies de trabalho, utensílios: Dicas para uma cozinha limpa

Durante a preparação, podemos fazer muito para proteger nossa comida e, finalmente, nosso corpo contra germes. Normalmente, nós mesmos que transmitimos para nossa comida e depois ingerimos. Uma certa carga bacteriana no nosso corpo é completamente saudável e natural.  É bem conhecido que tossir, espirrar ou abrir feridas transmitem germes. Mas mesmo sem doenças, mãos ou roupas podem transmiti-los à nossa comida.

Portanto, uma regra simples de conduta antes de preparar comida é: lave as mãos! Remova joias e cubra feridas com um esparadrapo ou luvas de borracha. Também pode melhorar a higiene na cozinha lavando as mãos durante a preparação é algo que também é sensato se tiver entrado em contato com carne ou peixe crus, ou fruta e vegetais não lavados.

Mantenha as superfícies de trabalho e o equipamento limpos da mesma forma que você mantenha as mãos. Aliás, não é necessário detergente ou desinfetante forte para manter a cozinha limpa. Estes fazem mais mal do que bem. Líquido de lavagem, detergente multiúsos e possivelmente um agente de limpeza são perfeitamente adequados. Limpar regularmente as bancadas da cozinha. O seguinte se aplica durante a preparação: superfícies e utensílios que entraram em contato com alimentos crus ou não lavados não devem então entrar em contato com alimentos cozidos, ou lavados.

Para um ambiente saudável, certifique-se de esvaziar suas lixeiras. As lixeiras também devem ser completamente limpas de vez em quando. Algumas coisas em sua cozinha também requerem substituição regular. Embora os panos de cozinha possam ser lavados algumas vezes em um ciclo de lavagem de furúnculo a um mínimo de 60 °C, devem ser substituídos de vez em quando, tal como as esponjas e as escovas.

Alimentos saudáveis para um corpo mais resistente

Por mais importante que seja higiene na cozinha para a redução da ingestão de germes, o próprio sistema de defesa do corpo sempre desempenha um papel importante na prevenção de infecções. A imunidade contra germes transmissíveis pode ser aumentada através de uma dieta saudável e equilibrada, entre outras coisas.