6 Alimentos que vão ajudar a evitar a cãibras musculares

6 Alimentos que vão ajudar a evitar a cãibras musculares

Você acabou de chegar do treino com um suor satisfatório quando de repente surge uma cãibra muscular. Ou talvez você esteja apenas tentando dormir um pouco e as cãibras nas pernas tomam conta.
Cãibras musculares acontecem quando um músculo involuntariamente contrai por conta própria. Normalmente, você sente um nódulo duro no ponto de dor – que é o músculo contraído.
Essa contração involuntária é muitas vezes dolorosa… e dolorosamente irritante por alguns segundos ou alguns minutos.
Felizmente, há remédios que você pode pegar direito em sua geladeira ou despensa. Pesquisas sugerem que certos nutrientes dos alimentos podem ajudar a aliviar ou até mesmo parar cãibras musculares.
Aqui estão alguns alimentos para ajudá-lo a afastar essas cãibras musculares.

Abacate

Essa deliciosa fruta é repleta de nutrientes que esmagam cãibras, incluindo potássio e magnésio. Esses minerais atuam como eletrólitos, que são essenciais para funções corporais importantes como contração muscular.
Um exercício muito intenso pode fazer com que seus eletrólitos fiquem desequilibrados, o que pode levar a cãibras musculares. Comer alimentos ricos em eletrólitos pode ajudar a manter esse equilíbrio e prevenir ou aliviar cólicas.
Então, da próxima vez que você comer uma fatia de abacate após o treino, saiba que você está fazendo um favor, tanto para seus músculos como seu paladar.

Melancia

A hidratação é fundamental para a função muscular principal, incluindo evitar cãibras musculares. A desidratação, por outro lado, pode evitar que seus músculos se contraiam adequadamente, causando ou até mesmo piorando cãibras.
Quer aumentar sua ingestão diária de água? Comer em uma fatia de melancia pode te dar um impulso de hidratação doce. Além de ser uma ótima fonte de magnésio e potássio, essa fruta favorita do verão são quase 92% de água!

Batata-doce

A Batata Doce é um dos vegetais mais saudáveis, cheio de vitaminas, minerais e compostos vegetais.
Você pode contar com eles para fornecer níveis de aumento de função muscular de potássio, magnésio e cálcio. Uma xícara (200 gramas) de purê de batata-doce sozinho pode fornecer quase 13% de sua ingestão diária recomendada de magnésio e mais de 20% de sua ingestão diária recomendada de potássio!

Água de coco

Além de ser super hidratante, a água de coco é uma ótima fonte de potássio, magnésio, cálcio, sódio e fósforo (todas as fontes dos nossos amigos de luta contra as cãibras musculares, eletrólitos!).
Em um pequeno estudo de 2019, 10 atletas do sexo masculino beberam água simples ou uma bebida rica em eletrólitos (água de coco) após intensa atividade física. Os Pesquisadores descobriram que os atletas eram menos propensos a experimentar cãibras musculares induzidas por estimulação elétrica quando se hidrataram com uma bebida com eletrólitos em relação ao velho H₂O simples.
Embora seja necessário fazer mais pesquisas, estas descobertas iniciais sugerem que a água de coco e suas contrapartidas ricas em eletrólitos poderiam ser eficazes na redução de cãibras musculares quando usadas para a hidratação pós-treino.

Bananas

As bananas são ricas em potássio (você sabe, que eletrólitos seus músculos adoram!). Se seus níveis de potássio começarem a baixar, é provável que ocorram cãibras. Comer uma banana antes de seu treino pode ajudar a evitar que seus níveis de potássio fiquem muito baixos e ajudar a evitar que esses músculos travem.
Esta divertida fruta amarela também é rica em carboidratos complexos, o que pode ajudar a dar à sua insulina um impulso suficiente para impulsionar a proteína em seus músculos, estimulando o crescimento e o reparo muscular.

Espinafre

O espinafre contém nutrientes benéficos para você. Potássio, magnésio, vitamina A, vitamina K e folato fazem dele um verdadeiro coquetel de bondade que mata cãibras.
Também é rico em cálcio, o que ajuda na função muscular.
Na sua salada, além do tomate e alface, que tal acrescentar folhas de Espinafre?

Beterraba

A parte superior frondosa da planta de beterraba (também conhecida como verdes de beterraba) é repleta de nutrientes que podem aumentar a saúde muscular e ajudar a reduzir as cãibras musculares, incluindo potássio, magnésio, cálcio, fósforo e vitaminas B. As beterrabas também contêm nitratos. Esses compostos ajudam a função dos vasos sanguíneos para garantir que o sangue flua adequadamente para seus músculos, o que pode ajudar a diminuir o risco de cãibras musculares.